O Oscar é a premiação mais prestigiosa do cinema mundial e todos os anos os fãs e críticos aguardam ansiosos para descobrir os melhores filmes do ano. Em 2017, a competição promete ser acirrada, com algumas produções que se destacaram, como La La Land, Moonlight e Manchester à Beira-Mar. Vamos conhecer mais sobre esses e outros filmes que são favoritos para ganhar o prêmio de Melhor Filme.

Começando por La La Land, o musical dirigido por Damien Chazelle é o grande favorito da premiação, com 14 indicações ao todo. O filme conta a história de Mia (Emma Stone) e Sebastian (Ryan Gosling), um casal apaixonado pela música e pelo sonho de se tornarem famosos em Los Angeles. Com músicas e coreografias extremamente bem executadas, La La Land é um espetáculo visual e emocional, o que o torna um forte candidato ao prêmio.

Moonlight, do diretor Barry Jenkins, também é um grande concorrente à estatueta. O filme acompanha a trajetória de Chiron, um jovem negro que cresce em um bairro pobre de Miami. Com sensibilidade e delicadeza, Jenkins aborda temas como a sexualidade, a violência e as relações familiares ao longo de três fases da vida do protagonista. Moonlight é um filme que emociona e faz refletir, o que o torna um forte candidato ao prêmio de Melhor Filme.

Outro filme que tem conquistado grande destaque é Manchester à Beira-Mar, do diretor Kenneth Lonergan. O drama conta a história de Lee Chandler (Casey Affleck), um homem atormentado pelo passado que precisa cuidar do sobrinho adolescente após a morte do irmão. Com uma atuação impecável de Affleck e um roteiro que aborda temas complexos como a perda, a culpa e o arrependimento, Manchester à Beira-Mar é um filme poderoso e emotivo, que merece ser considerado um dos favoritos ao Oscar de Melhor Filme.

Além desses três filmes, há outros que também merecem destaque, como Arrival, Hell or High Water, Lion, Hacksaw Ridge, Fences, Hidden Figures e Loving. Cada um deles aborda temas diferentes e trazem perspectivas únicas sobre a vida humana.

Arrival, dirigido por Denis Villeneuve, traz uma história de ficção científica que fala sobre a importância da linguagem e da comunicação. Hell or High Water, do diretor David Mackenzie, é um faroeste moderno que retrata a luta de dois irmãos para salvar a fazenda da família. Lion, dirigido por Garth Davis, conta a história real de Saroo Brierley, um indiano que se perdeu de sua família aos cinco anos de idade e foi adotado por um casal australiano. Já Hacksaw Ridge, do diretor Mel Gibson, é um drama de guerra baseado na história real de Desmond Doss, um soldado americano que recusou usar armas durante a Segunda Guerra Mundial. Fences, dirigido e estrelado por Denzel Washington, é uma adaptação teatral que retrata a vida de um homem negro e sua família na década de 1950. Hidden Figures, dirigido por Theodore Melfi, conta a história de três mulheres negras que trabalharam como matemáticas na NASA durante a corrida espacial. Finalmente, Loving, do diretor Jeff Nichols, é um drama baseado na história real do casal Richard e Mildred Loving, que lutou pela legalização do casamento interracial nos Estados Unidos.

Em resumo, a disputa pelo prêmio de Melhor Filme no Oscar de 2017 promete ser acirrada, com produções que abordam temas sensíveis e atuais, abrangendo diferentes gêneros e estilos. O importante é que todos são filmes que provavelmente deixarão uma marca significante em seus espectadores e que merecem ser reconhecidos pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.